O OLHAR E A PRÁTICA PEDAGÓGICA E O LUGAR DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE COMO SUJEITOS DE DIREITO
Sinopse
O presente trabalho é uma sistematização das reflexões surgidas na formação para estudantes e profissionais da área da educação, intitulada “Um olhar, Uma prática”, que é desenvolvida na Associação Curumins, uma organização não-governamental que trabalha com crianças e adolescentes em situação de risco social na cidade de Fortaleza – Ceará. Sob um enfoque sistêmico e concepção sócio-histórica da aprendizagem, enfatiza-se o conceito de criança e adolescente como ator social, pontuando para a necessidade urgente que se reveja a formação e prática pedagógicas sob o que se denomina um “olhar sistêmico”, a fim de se compreender melhor a realidade vivida pelas crianças e adolescentes (especificamente àquelas que estão em situação de vulnerabilidade social), contextualizando o processo de aprender e para construir estratégias educativas que tenham esses meninos e meninas como participantes ativos.
Palavras-chaves: Educação.Ator Social.Empoderamento
- Autor:
- Lastênia Cirino Soares
- Formato:
- rtf
- Tamanho:
- 49 KB
- Enviado por:
- Lastênia Cirino Soares
- Enviado em:
- 22/03/2006