Contribuições do Brincar no Desenvolvimento Infantil: análise de um caso.
Sinopse
O brincar é um momento essencial e desencadeador do desenvolvimento infantil em múltiplos aspectos, e a Educação Infantil, atualmente, segue embasada nesta perspectiva. O presente estudo questiona quais são as contribuições no desenvolvimento cognitivo, social e afetivo das brincadeiras na Educação Infantil? O objetivo deste estudo é analisar, dentro de um contexto lúdico, os aspectos cognitivo, social e afetivo de um grupo de crianças em uma brinquedoteca. A pesquisa visa contribuir à valorização do brincar na Educação Infantil e nos projetos educativos. Para alcançar as proposições deste estudo, optou-se pela Pesquisa-ação, definida como o estudo científico que visa à resolução de um problema coletivo. O desenvolvimento da pesquisa ocorreu por meio de dinâmicas coletivas e reuniões periódicas entre pesquisadores para compreender sistematicamente a problemática em questão.
Palavras-chave: brincar; brinquedos; brinquedoteca; projetos pedagógicos.
- Autor:
- EDIMARA G MEIRELLES
- Formato:
- Tamanho:
- 385 KB
- Enviado por:
- EDIMARA G MEIRELLES
- Enviado em:
- 26/06/2008