Contribuições do Brincar no Desenvolvimento Infantil: análise de um caso.

Sinopse
O brincar é um momento essencial e desencadeador do desenvolvimento infantil em múltiplos aspectos, e a Educação Infantil, atualmente, segue embasada nesta perspectiva. O presente estudo questiona quais são as contribuições no desenvolvimento cognitivo, social e afetivo das brincadeiras na Educação Infantil? O objetivo deste estudo é analisar, dentro de um contexto lúdico, os aspectos cognitivo, social e afetivo de um grupo de crianças em uma brinquedoteca. A pesquisa visa contribuir à valorização do brincar na Educação Infantil e nos projetos educativos. Para alcançar as proposições deste estudo, optou-se pela Pesquisa-ação, definida como o estudo científico que visa à resolução de um problema coletivo. O desenvolvimento da pesquisa ocorreu por meio de dinâmicas coletivas e reuniões periódicas entre pesquisadores para compreender sistematicamente a problemática em questão. Palavras-chave: brincar; brinquedos; brinquedoteca; projetos pedagógicos.
Autor:
EDIMARA G MEIRELLES
Formato:
pdf
Tamanho:
385 KB
Enviado por:
EDIMARA G MEIRELLES
Enviado em:
26/06/2008
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.