USO DA ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DO LUPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO – UM ESTUDO DE CASO

Sinopse
O Lupus Eritematoso Sistêmico (LES), embora esteja classificada como doença reumatológica, consiste em uma enfermidade autoimune inflamatória crônica que pode afetar múltiplos sistemas do organismo, provocando várias manifestações clínicas polimórficas como febre, anorexia, mal-estar e perda de cabelo, emagrecimento, artrite, pleurite, pericardite, nefrite, anemia, leucopenia, trombocitopenia e doença do sistema nervoso central, com períodos de remissões e exacerbações agudas ou crônicas. Segundo a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) as doenças reumatológicas são fruto da diminuição da “energia de defesa” chamada de Wei Qi e do ataque sucessivo de patógenos externos chamados de vento-frio, vento-calor e vento umidade que pouco a pouco vão se instalando nas articulações. Objetivos: Verificar a atuação da acupuntura em paciente com Lupus Eritematoso Sistêmico, avaliando os aspectos clínicos que envolvem os múltiplos sistemas do corpo à medicina ocidental e segundo a Medicina Tradicional Chinesa; executar o tratamento dirigido à prevenção de perda das funções dos órgãos, à probabilidade de doença aguda, à minimização das incapacidades relacionadas com doença e prevenir as complicações decorrentes da terapia.
Autor:
Norberto Lima
Formato:
pdf
Tamanho:
428 KB
Enviado por:
Norberto Lima
Enviado em:
15/08/2019
Classificação:
seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.