Leitura, escrita e o ensino de Gramática no Ensino Médio: direcionamentos a partir de uma Revisão Integrativa
Sinopse
O ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio perpassa por diversos fatores. Para os Parâmetros Curriculares Nacionais, este ensino deve promover a formação integral dos alunos e capacitá-los para a compreensão e uso da linguagem em diferentes contextos e gêneros discursivos. Logo, se entende a linguagem como um instrumento de interação social que deve ser abordada como tal, a partir de práticas como a leitura, a escrita, a oralidade e a análise linguística. Este artigo elabora, a partir de uma revisão integrativa, direcionamentos e questionamentos sobre as práticas de leitura, escrita e o ensino de gramática no Ensino Médio. O autor objetiva compreender como os processos de leitura e escrita podem contribuir para a garantia de um equilíbrio entre a abordagem tradicional do ensino da língua e uma perspectiva mais dinâmica e funcional que é prevista pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. Para isso, são utilizados estudos de Dantas (2015), Dorneles (2014), Pessoa (2018) e Ribeiro (2001) e outros estudiosos que se dedicaram a pesquisar e escrever sobre práticas pedagógicas voltadas a Língua Portuguesa.
- Autor:
- Antonio Salgueiro
- Formato:
- Tamanho:
- 139 KB
- Enviado por:
- Antonio Salgueiro
- Enviado em:
- 06/11/2024
- Classificação:
- seguro