Origem da Narrativa de Ficção Na Literatura Nacional Brasileira

Sinopse
INTRODUÇÃO O presente trabalho trata das origens da narrativa de ficção na literatura brasileira em seu aspecto diacrônico (evolutivo), pretendendo fornecer informações sobre as espécies literárias CONTO e ROMANCE, através do estudo conexo de diversos autores acerca das primeiras obras representativas de tal ficção, identificando-as e evidenciando suas características específicas. Divide-se tal estudo em duas partes: na primeira, dá-se ênfase ao romance brasileiro em seus primórdios, considerando-se as análises pertinentes de renomados autores sobre a história da literatura brasileira. Em seguida, aborda-se primariamente a origem do conto brasileiro e suas raízes históricas dentro do aspecto evolutivo da ficção nacional. Este estudo constou do levantamento bibliográfico disponível, selecionando-se o tema dentre tal bibliografia e confrontando-se as perspectivas críticas dos autores envolvidos, além de aportes suplementares diversos, como pesquisa na internet e anotações em sala de aulas. A importância de se estudar as origens da ficção na literatura nacional encontra-se patente no desenvolvimento dos fatos cuja seqüência cabe retraçar, renovando incessantemente, e ampliando, o sentido da evolução cultural, ao tempo em que premune contra alguns erros de análise muito menos compatíveis com uma sã apreciação das coisas literárias e(m) seus fatos.
Autor:
Cláudio Carvalho Fernandes
Formato:
pdf
Tamanho:
106 KB
Enviado por:
Cláudio Carvalho Fernandes
Enviado em:
17/12/2022
Reeditado em:
17/12/2022
Classificação:
seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.