CRÍTICA DA SOCIEDADE BURGUESA EM “O PRIMO BASÍLIO”, DE EÇA DE QUEIRÓS

Sinopse
A visão de Eça de Queirós sobre a arte considera que esta sempre esteja ligada aos movimentos sociais, sofrendo suas determinações, sendo condicionada por causas permanentes, relativas a solo, clima e raça, e por causas acidentais, estas provenientes de uma ordem específica de ideias formadoras dos diferentes períodos históricos e atuantes sobre os costumes. Em sua romancística, a situação social é destacada enquanto um sistema de relações concretas entre o homem e seu meio ambiente e, uma vez definidos os princípios de sua linha artística, o autor esboça a realização de um amplo inquérito da sociedade portuguesa, segundo experiências literárias francesas anteriores. As Cenas Portuguesas, de que faz parte o romance O Primo Basílio, teriam como finalidade criticar para corrigir. Eça sentiu a importância de retratar a sociedade objetivamente, para que seus problemas fossem diagnosticados, e para isso aproximou ciência e arte, de acordo com a doutrina positivista da época. Esta análise de sua obra forma-se de 5 partes, a saber: Baseia-se numa Introdução; Realismo como Oposição ao Idealismo Romântico da Ordem Social Burguesa; O Iconoclasta Engajado Eça de Queirós entre a Ironia e a Sátira; e O Primo Basílio e o Escândalo da Família Lisboeta como Índices da Decadência da Sociedade Burguesa, seguindo-se a Conclusão deste estudo e mais anexos que também o basearam parcialmente.
Autor:
Cláudio Carvalho Fernandes
Formato:
pdf
Tamanho:
226 KB
Enviado por:
Cláudio Carvalho Fernandes
Enviado em:
14/12/2022
Reeditado em:
14/12/2022
Classificação:
seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.