Latim nos Feitiços de Harry Potter: alternativa de uso do Cinema na Educação (CPG v.20 n.1 2021)

Sinopse
O objetivo desta pesquisa é identificar as cenas de feitiços dos filmes da saga Harry Potter que podem ser utilizadas como apoio no ensino de Latim. Para tanto, exploram-se quais são as origens e as estruturas do latim uti-lizadas nos feitiços da referida série. O método adotado é a pesquisa filmográfica, com análise de conteúdo dos acha-dos. São encontrados apoios para ensino de etimologia; os casos nominativo, genitivo, acusativo, dativo, ablativo e vocativo; flexões de gênero, número e caso para substantivos e adjetivos; concordâncias; conjugações verbais, tempos verbais, pessoas; outras classes gramaticais; pronúncia; dentre outros. Debatem-se os métodos tradicionais e inovado-res para ensino do Latim e conclui-se que esta proposta de uso de cenas de filmes, assim como outras, oferece con-tribuições no sentido de ilustrar, atrair, concretizar e memorizar o conteúdo trabalhado, de maneira a despertar o interesse dos estudantes pelo seu próprio processo de aprendizagem. --- Palavras-chave: educação e cinema; levantamento filmográfico; latim; Harry Potter.
Autor:
Aline Malanovicz e Ana Paula Vieira Malanovicz
Formato:
pdf
Tamanho:
2 MB
Enviado por:
Aline Malanovicz
Enviado em:
05/07/2021
Reeditado em:
05/07/2021
Classificação:
seguro