OS MULTILETRAMENTOS NO ATIVISMO POÉTICO: O POETRY SLAM COMO FERRAMENTA DE APROPRIAÇÃO DA REALIDADE

Sinopse
O presente trabalho apresentará uma proposta de utilização do poetry slam, forma de competição poética em que os autores declamam seus versos de protesto, como ferramenta pedagógica para estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental, da Escola Monte Cabrão, situada na Área Continental do município de Santos. O objetivo principal desse projeto é despertar o protagonismo dos alunos envolvidos, resgatando o respeito pela diversidade presente na escola. Para alcançar os objetivos traçados, decidi por realizar uma pesquisa-ação, pois como professor titular da disciplina de Língua Portuguesa, da turma em questão, pude fazer intervenções ao longo da prática desenvolvida. A partir da concepção da multissemiótica, presente nessa modalidade cultural, foi elaborado um documentário pelos estudantes sobre o tema, explorando a ruptura da poética periférica e os enfrentamentos para que o slam adentre à literatura canônica do espaço escolar. Palavras-chave: poesia; Língua Portuguesa; protagonismo; slam; multiletramentos.
Autor:
Diego Santa Rosa
Formato:
doc
Tamanho:
64 KB
Enviado por:
Diego Santa Rosa
Enviado em:
15/04/2020
Classificação:
seguro