O ENSINO DE GRAMÁTICA NA ESCOLA: UMA PERSPECTIVA CRÍTICA E TRANSFORMADORA
Sinopse
O presente trabalho apresenta uma síntese, já que não tem a intenção, tampouco a dimensão, de esgotar todas as reflexões sobre assunto, de como o ensino da gramática é realizado nas escolas, em específico no recorte da prática pedagógica com alunos de 6º e 7º anos do ensino fundamental, desenvolvida na escola Monte Cabrão, localizada na área continental no município de Santos e de como esse fazer docente foi transformado. Para tanto, utilizarei uma abordagem metodológica de caráter qualitativo, interpretando aspectos da realidade educacional e trarei à luz as ideias de alguns pensadores, que embora não tenham focalizado o tema gramatical, contribuíram para que todas as facetas do ensino fossem repensadas e, sobretudo, ideologicamente desopacizadas. Em razão disso, concretizou-se, em minha prática, o processo de efetivar um ensino transformador com a gramática na escola, que antes liberte que acentue a marginalidade e o silenciamento dos indivíduos.
Palavras-chave: Gramática; escola; ensino; transformação.
- Autor:
- Diego Santa Rosa
- Formato:
- doc
- Tamanho:
- 104 KB
- Enviado por:
- Diego Santa Rosa
- Enviado em:
- 15/04/2020
- Classificação:
- seguro