Os materiais didáticos de Língua Portuguesa e a oralidade em sala de aula: o lugar e o papel das práticas orais no ensino de Língua Materna

Sinopse
O presente trabalho versa sobre uma análise acerca do tratamento da modalidade oral da língua nos materiais didáticos de Língua Portuguesa. Desse modo, após uma breve contextualização sobre o conceito de língua e a prática da oralidade, além de um levantamento sobre o ensino do oral de acordo com os documentos oficiais para a disciplina de português, o texto explora como os “Cadernos do Aluno” das três séries do Ensino Médio, material distribuído pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, desenvolvem as atividades referentes à modalidade falada. Em relação ao quadro teórico, este fundamenta-se na concepção bakhtiniana de linguagem, que considera a língua como uma atividade sociointeracional. A análise realizada pôde concluir que, no material didático “Caderno do Aluno”, a oralidade está presente em quase todas as situações propostas, no entanto, não há o ensino sistematizado dessa modalidade, demonstrando que o material,portanto, não favorece o ensino da linguagem oral.
Autor:
Tainara Andrade
Formato:
pdf
Tamanho:
2 MB
Enviado por:
Tainara Andrade
Enviado em:
06/04/2019
Classificação:
seguro
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