Os materiais didáticos de Língua Portuguesa e a oralidade em sala de aula: o lugar e o papel das práticas orais no ensino de Língua Materna
Sinopse
O presente trabalho versa sobre uma análise acerca do tratamento da modalidade oral da língua nos materiais didáticos de Língua Portuguesa. Desse modo, após uma breve contextualização sobre o conceito de língua e a prática da oralidade, além de um levantamento sobre o ensino do oral de acordo com os documentos oficiais para a disciplina de português, o texto explora como os “Cadernos do Aluno” das três séries do Ensino Médio, material distribuído pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, desenvolvem as atividades referentes à modalidade falada. Em relação ao quadro teórico, este fundamenta-se na concepção bakhtiniana de linguagem, que considera a língua como uma atividade sociointeracional. A análise realizada pôde concluir que, no material didático “Caderno do Aluno”, a oralidade está presente em quase todas as situações propostas, no entanto, não há o ensino sistematizado dessa modalidade, demonstrando que o material,portanto, não favorece o ensino da linguagem oral.
- Autor:
- Tainara Andrade
- Formato:
- Tamanho:
- 2 MB
- Enviado por:
- Tainara Andrade
- Enviado em:
- 06/04/2019
- Classificação:
- seguro