UM OLHAR NO SERTÃO ATRAVÉS DAS OBRAS VIDAS SECAS E O AUTO DA COMPADECIDA: IDEOLOGIA, IDENTIDADE E CULTURA.

Sinopse
Nessa monografia, foi analisada a obra Vidas secas (1938) do autor Graciliano Ramos, e a obra Auto da compadecida (1955) do autor Ariano Suassuna. Com o propósito de mostrar através das obras uma visão da seca no Nordeste, não só de água mais a seca dos sentimentos, a marginalização que os sertanejos sofrem e as dificuldades para a sua sobrevivência numa terra de desigualdade social e sofrida, que vivem em busca de um sonho (desejo). O sonho de uma vida abundante, de um futuro prospero e, religiosamente, da salvação. Com auxílio dos filmes de ambas as obras, pode - se ver como os cineastas Nelson Pereira dos Santos e Guel Arraes vão remeter essa realidade que as obras passam. Sem mudar a essência delas. Palavras chaves: Seca, comedia, romance, sobrevivência, sonho, identidade, religiosidade, imagem e visão.
Autor:
Simone Araújo
Formato:
pdf
Tamanho:
2 MB
Enviado por:
Simone Araújo
Enviado em:
18/03/2019
Reeditado em:
18/03/2019
Classificação:
seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.