AGINDO SOBRE A LÍNGUA: INTUIÇÃO E CRIATIVIDADE NA SIGNIFICAÇÃO E RETEXTUALIZAÇÃO DE UMA TIRINHA EM LINGUAGEM NÃO-VERBAL

Sinopse
Este trabalho consta de um relato de experiência de atividade de retextualização realizado em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Baptista de Mello, no bairro de Mangabeira 7, em João Pessoa. A atividade foi a escrita de um texto baseado na retextualização e na leitura de uma tirinha da Turma da Mônica em linguagem não verbal e, como principal pressuposto teórico, adotamos o modelo proposto por Marcuschi (2010), Kleiman (1995), Leffa (1999) e Antunes (2010). O objetivo principal foi alcançado já que a análise mostrou que a produção textual em questão, apesar da grande quantidade de inadequações ortográficas, atendeu aos requisitos da retextualização, sendo possível verificar a utilização de recursos sintáticos, semânticos, discursivos e ligados à criatividade. Além disso, o trabalho propiciou o conhecimento sobre os principais elementos da narrativa (tema previsto no currículo do 6º ano).
Autor:
Fernando Alves de Oliveira
Formato:
docx
Tamanho:
90 KB
Enviado por:
Fernando Alves de Oliveira
Enviado em:
31/01/2015
Classificação:
seguro