Gêneros Textuais e Sequências Didáticas nos Livros de Língua Portuguesa do Ensino Médio
Sinopse
O estudo do texto, hoje, no contexto escolar deve estar pautado, segundo as orientações curriculares e as teorias linguísticas nos gêneros textuais e nas sequências didáticas a partir deles geradas. Logo, o presente artigo tem como objetivo verificar se o trabalho com o texto proporciona ao aluno, no espaço do livro didático, a aproximação com a diversidade textual que circula no meio cotidiano e a apropriação didática de seu mecanismo de funcionamento. A partir das perspectivas de vários autores, são discutidos o conceito de gêneros e seu uso eficaz através da sequência didática. A pesquisa de natureza documental investigou o material didático de duas coleções de Língua Portuguesa utilizadas no Ensino Médio, em que foram examinados quais gêneros nelas se fazem presentes e as propostas textuais contidas.
- Autor:
- João Cruz, Mário Jorge e Mário Nei
- Formato:
- Tamanho:
- 809 KB
- Enviado por:
- João Cruz
- Enviado em:
- 18/11/2013
- Classificação:
- seguro