MARCAS DA ORALIDADE NAS PRODUÇÕES TEXTUAIS DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO CENTRO DE ENSINO HUMBERTO DE CAMPOS NA CIDADE DE HUMBERTO DE CAMPOS – MA
Sinopse
Vandinalva Coelho Campos (UFMA)
dinalva_coelho@hotmail.com
Sânia Tereza Costa (UFMA)
As instituições de ensino sempre priorizaram a escrita uma vez que, a oralidade esteve por muito tempo sem a devida atenção no espaço escolar, entretanto nas últimas décadas, percebe-se um progressivo aumento de estudos sobre a linguagem oral que a partir de 1990 passou a ser mencionada nos livros didáticos de língua portuguesa. A ideia de que a escola é o lugar de aprendizagem da escrita tem sido questionada por muitos autores, principalmente, se levarmos em consideração que o texto escrito não se aprende só na instituição escolar, nem que a fala é apenas uma modalidade de aprendizado espontâneo no dia a dia.Com base nessa realidade, verificou-se a necessidade de um estudo que mostrasse como acontece o processo de uso da linguagem oral e escrita na escola, bem como, a interferência desse uso nas produções textuais produzidas pelos alunos.
- Autor:
- nalva campos
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- nalva campos
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- 14/05/2013
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