A unidade visual como elemento polifônico do Cinema de Poesia
Sinopse
Este ensaio se propõe a discutir as relações entre a poesia sonora na teoria elaborada por Eisenstein em relação à montagem cinematográfica ao fazer um paralelo com a aplicação técnica dos conceitos apresentados pelo cineasta russo na estética fílmica de Peter Greenaway. Eisenstein indica no processo de montagem, a idéia de que na colisão de duas tomadas independentes se cria um "terceiro termo", que seria propriamente a "imagem" ou a produção de significados, da mesma forma em que se dá a significação semântica de um ideograma. Este princípio aproxima o processo de montagem do processo metafórico. Ao relacionar a montagem cinematográfica à escrita figurativa japonesa e chinesa. Eisenstein aponta o princípio ideogramático como fundamental para a criação de conceitos na arte.
- Autor:
- Brenda Marques Pena
- Formato:
- doc
- Tamanho:
- 53 KB
- Enviado por:
- Brenda Marques Pena
- Enviado em:
- 18/07/2005