NOVOS MODELOS DE FAMÍLIA INSERIDOS NOS PARÂMETROS DA MODERNIDADE NOS CONTOS “O CORPO” DE CLARICE LISPECTOR E “ÁRVORE GENEALÓGICA” DE LUIS FERNANDO VERÍSSIMO

Sinopse
RESUMO: Este presente artigo pretende mostrar os novos modelos de organizações familiares que estão surgindo de acordo com os parâmetros do século XXI, em que as relações homossexuais, bissexuais e bígames estão cada vez mais frequentes. Serão analisados os contos O Corpo da coletânea Via Crucis do corpo de Clarice Lispector e na crônica Árvore Genealógica de Luís Fernando Veríssimo. Em ambos os contos podemos notar o surgimento de novos padrões familiares que se distanciam do modelo tradicionalista ocidental. No primeiro, vemos um caso de bigamia e homossexualismo sucessivamente no mesmo triângulo amoroso, e no segundo temos um diálogo cômico entre mãe e filho onde podemos perceber uma crítica às atuais formações de família com a união de homossexuais do sexo feminino e do sexo masculino, com idealizações de casais heteros como o casamento e filhos, contrastando com a visão tradicionalista com relação a tal fenômeno.
Autor:
Débora Leite de Oliveira
Formato:
doc
Tamanho:
52 KB
Enviado por:
Débora Leite de Oliveira
Enviado em:
19/09/2011
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.