A ESCOLA E O SISTEMA: O QUE O DISCURSO DAS PIADAS EM CONTEXTO ESCOLAR REVELAM SOBRE A ESCOLA ATUAL
Sinopse
Este trabalho tem como objetivo observar em textos do gênero piada as ideologias e relações de poder existentes no contexto escolar, bem como as críticas e discursos vários presentes num texto aparentemente sem compromisso com a realidade social. Fatores como sujeito do discurso, ideologias, sentido e sujeito são discutidos dentro dos parâmetros da Análise do Discurso (AD). Conta-se com os pressupostos teóricos de Pêcheux (1997), Bakhtin (1992), Maingueneau (2004), Orlandi (1999), Catellan (2003), Possenti (1998), dentre outros que fornecem ampla discussão e esclarecimento acerca dos termos e procedimentos tomados como pertencentes à AD e que contribuem com a compreensão e verificação da multiplicidade de discursos presente nas piadas.
Palavras-chave: Piadas, Contexto Escolar, Discurso, Sujeito, Sentido.
- Autor:
- Gorete Duarte
- Formato:
- doc
- Tamanho:
- 122 KB
- Enviado por:
- Gorete Duarte
- Enviado em:
- 19/06/2011