KNOW HOW / KNOW WHAT / KNOW ABOUT: O Poder e o Saber do/no Livro Didático

Sinopse
Em nossa análise, partimos de pressupostos teóricos oriundos dos estudos discursivos sobre a linguagem e o sentido (Orlandi, 2002). Assim, tomamos a linguagem não como elemento transparente, mas como instância comunicativa em que o sujeito imprime suas marcas, sendo também afetado pela língua que pensa “dominar”. Pela análise dos efeitos de sentido que emergem dos enunciados, pode-se entrever o estabelecimento de hierarquias entre LD e professores. Estas hierarquias parecem se fundamentar em relações de poder assimétricas (Foucault, 1971) entre professor e LD, as quais se materializam nas práticas adotadas e nas concepções de lí
Autor:
JOHÁS PASSION e José Uchôa
Formato:
pdf
Tamanho:
1 MB
Enviado por:
JOHÁS PASSION
Enviado em:
01/12/2010
Reeditado em:
05/05/2020
Classificação:
seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.