KNOW HOW / KNOW WHAT / KNOW ABOUT: O Poder e o Saber do/no Livro Didático
Sinopse
Em nossa análise, partimos de
pressupostos teóricos oriundos dos estudos discursivos sobre a linguagem e o
sentido (Orlandi, 2002). Assim, tomamos a linguagem não como elemento
transparente, mas como instância comunicativa em que o sujeito imprime suas
marcas, sendo também afetado pela língua que pensa “dominar”. Pela análise
dos efeitos de sentido que emergem dos enunciados, pode-se entrever o
estabelecimento de hierarquias entre LD e professores. Estas hierarquias
parecem se fundamentar em relações de poder assimétricas (Foucault, 1971)
entre professor e LD, as quais se materializam nas práticas adotadas e nas
concepções de lí
- Autor:
- JOHÁS PASSION e José Uchôa
- Formato:
- Tamanho:
- 1 MB
- Enviado por:
- JOHÁS PASSION
- Enviado em:
- 01/12/2010
- Reeditado em:
- 05/05/2020
- Classificação:
- seguro