Realidade e Ficção em “Memorial do Fim: a morte de Machado de Assis”

Sinopse
A vida e a morte de Machado de Assis são um enigma para muitos de seus estudiosos. Sua estatura literária é comprovada por meio de suas obras e das diversas homenagens que continua a receber mesmo tendo transcorridos cem anos desde a sua morte. Dois dos melhores exemplos de homenagens são o romance Memorial do Fim: A morte de Machado de Assis de Haroldo Maranhão e a biografia Machado de Assis: Um gênio brasileiro de Daniel Piza, que retratam, cada qual a sua maneira, o mesmo assunto: aspectos da vida e a da morte do grande escritor, visto que não é possível chegar a uma sem passar pela outra. Por meio desses gêneros, um pertencente a Literatura e outro de natureza híbrida, foi realizada a investigação sobre o que pode ser considerado realidade e ficção no último ano de vida do grande escritor, demonstrando no plano do conteúdo e da forma, as muitas diferenças que as separam e envolvem as noções de paródia, pastiche, paraliteratura e metaficção.
Autor:
Priscyla Batista
Formato:
pdf
Tamanho:
2 MB
Enviado por:
Priscyla Batista
Enviado em:
26/10/2010
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.