As relações entre linguagem e sociedade nas tiras de Mafalda

Sinopse
Neste trabalho, será feito uma discussão acerca da relação entre linguagem e sociedade na tirinhas de “ Mafalda”, a partir da Análise do Discurso, enfatizando as condiçoes de produção do discurso e a importância da memória, enquanto interdiscurso (a relação entre diversos discursos) existentes entre uma tira e outra, perceptíveis na leitura desenvolvida pelos leitores observadores a partir do seguinte questionamento: Qual a leitura que você faria acerca da tira de “Mafalda”, relacionando-a com determinado contexto histórico-social?. Em seguida, traçaremos um paralelo entre esta interpretação e a nossa, a qual foi respaldada no contexto de produção das tiras de Mafalda, evidenciando, nesse processo, que texto e contexto, isto é, linguagem e sociedade estão intrinsecamente relacionadas. PALAVRAS-CHAVE: Linguagem, Sociedade, Discurso, Memória, Interdiscurso.
Autor:
Ary Carla, Márcio dos Santos e Jocilene e Livia
Formato:
doc
Tamanho:
361 KB
Enviado por:
Ary Carla
Enviado em:
12/10/2010
Reeditado em:
21/10/2011
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.