"Interaçao do Professor e do Aluno na Aprendizagem da Lingua Portuguesa no Ensino Medio"
Sinopse
Neste estudo procura-se caracterizar a interaçao do professor/aluno na aprendizagem da lingua portuguesa no ensino medio, destacando o papel da comunicaçao docente como preponderante a configuraçao desse ambiente.
Este trabalho nao busca sugerir opçoes metodologicas para o ensino de lingua portuguesa, mas como um trabalho de cunho afetivo, resultou em reflexoes a respeito da comunicaçao do professor, em contextos formais de ensino e do papel que a comunicaçao do professor exerce nesse contexto.
O que se sugere nessa proposta de interaçao afetiva com os alunos é uma reinterpretaçao da abordagem psicosssocial embutida em uma concepçao de comunicaçao voltada para o entendimento, ou em outras palavras, para um agir comunicativo.
O perfil do professor comunicador surge, nesses contexto, como uma alternativa para uma açao didatica amorosa de entendimentos, visto que lança a discussao e a reflexao a partir de alguns conceitos psicologicos de Piaget e Vygotsky.
- Autor:
- Solange Gomes da Fonseca
- Formato:
- doc
- Tamanho:
- 27 KB
- Enviado por:
- Solange Gomes da Fonseca
- Enviado em:
- 22/03/2010