A QUESTÃO FILOSÓFICO-EXISTENCIALISTA NAS VEREDAS DO 'GRANDE SERTÃO', DE RIOBALDO E DA 'APARIÇÃO', DE ALBERTO SOARES

Sinopse
Este trabalho objetiva estabelecer uma leitura dialógico-existencialista entre os romances, Grande sertão: veredas, de João Guimarães Rosa e Aparição, de Vergílio Ferreira, escritor português ligado à corrente filosófica do Existencialismo. Ambas as narrativas são estudadas sob a perspectiva do dialogismo, do teórico russo Mikhail Bakhtin a fim de demonstrar a interdiscursividade existente entre elas, já que possuem em comum o fato de apresentar estrutura e temática semelhantes. A seguir são discutidas as teorias existencialistas do filósofo francês Jean-Paul Sartre buscando traçar um paralelo entre a temática predominante nos discursos de Riobaldo e Alberto Soares, narradores-protagonistas de Grande sertão: veredas e Aparição, respectivamente. Esta discussão é feita a partir de dois episódios fundamentais dentro de cada uma das narrativas: o suposto pacto com o demônio feito por Riobaldo nas Veredas Mortas (Altas) e a inesperada aparição de Alberto de si para si diante do espelho.
Autor:
Alessa B
Formato:
pdf
Tamanho:
362 KB
Enviado por:
Alessa B
Enviado em:
06/10/2009
Reeditado em:
27/02/2013
Classificação:
seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.