Avaliação da Qualidade da Linguagem de Programação das Fórmulas (RSI-FSMA, 28, 2021)
Sinopse
Este Estudo de Caso analisa a qualidade da Linguagem de Programação das Fórmulas, desenvolvida internamente na empresa estudada e utilizada para o propósito e domínio específicos de desenvolvimento dos cálculos financeiros para os produtos de financiamento da empresa. A coleta de dados incluiu entrevistas, consulta documental, análise de artefatos como sistemas, telas e tutoriais, e observação participante. A análise dos resultados permitiu entender em detalhes a dinâmica da Linguagem das Fórmulas e de seu funcionamento, permitindo avaliar sua qualidade quanto aos critérios Legibilidade, Redigibilidade, Simplicidade, Expressividade, Modularidade, Confiabilidade e Eficiência (Produtividade da Programação), os quais são todos parcialmente violados. Para superar tais problemas, são apresentadas e avaliadas algumas propostas de melhorias implantadas ou projetadas, destacando-se a criação de macro comandos para cálculos. A avaliação dessas propostas contribui para (expectativa de) melhora dos critérios de qualidade de linguagens de programação.
Palavras chave: Critérios de Qualidade de Linguagens de Programação, Desenvolvimento de Produto, Engenharia de Software, Linguagens de Programação.
Referência completa: Malanovicz, A. V., "Avaliação da Qualidade da Linguagem de Programação das Fórmulas", Revista de Sistemas de Informação da FSMA n 28(2021) pp. 2-14
- Autor:
- Aline Malanovicz
- Formato:
- Tamanho:
- 605 KB
- Enviado por:
- Aline Malanovicz
- Enviado em:
- 09/01/2022
- Classificação:
- seguro