Critérios para Avaliação da Qualidade de Linguagens de Programação: Análise da Linguagem das Fórmulas (SIMPEP2014)

Sinopse
O objetivo desta pesquisa é analisar a qualidade de uma linguagem de programação particular, usada para cálculos de produtos financeiros do sistema legado de uma empresa. A pesquisa qualitativa realizada incluiu coleta de dados por entrevistas, consulta documental, análise de artefatos e observação participante. A análise de resultados permitiu descrever detalhadamente a dinâmica do uso da linguagem das fórmulas. Sua qualidade foi avaliada quanto aos critérios de legibilidade, redigibilidade, simplicidade, expressividade, modularidade, confiabilidade e eficiência, que são todos violados. Esta avaliação permitiu perceber a linguagem como sendo de uso artesanal, com diversos problemas que lhe reduzem a qualidade, e a tornam mais frágil, precária e difícil que linguagens de baixo nível. -------- MALANOVICZ, Aline Vieira. "Critérios para Avaliação da Qualidade de Linguagens de Programação: Análise da Linguagem das Fórmulas". In: Anais... XXI SIMPEP, 10-12 nov. 2014, UNESP, Bauru/SP, 2014.
Autor:
Aline Malanovicz
Formato:
pdf
Tamanho:
1 MB
Enviado por:
Aline Malanovicz
Enviado em:
01/12/2014
Reeditado em:
01/12/2014
Classificação:
seguro