O tempo histórico e o uso das categorias temporais no ensino de história
Sinopse
Tema: O tempo histórico e o uso das categorias temporais no ensino de História.
Objetivo: Refletir sobre a complexidade do uso e estudo das múltiplas temporalidades no ensino de História.
CONTEXTUALIZAÇÃO
Desde os filósofos gregos, o tempo era visto como uma medida de movimento.
BARATZ
Os gregos adotaram uma cronologia que se supõe a noção de um tempo linear e, também na divisão de períodos, como no caso dos helenos que, o classificava em: profanos, nefastos, ou fastos. A era das Olimpíadas, por exemplo, alinhava indefinidamente seus períodos de quatro anos a partir de um ponto fixo, conforme afirmação de Glenísson, p. 32. Esse autor diz ainda que os historiadores não verificaram o sistema de datação dos gregos, isto porque, para eles, o curso total dos acontecimentos humanos não se apresenta como uma seqüência irreversível e indefinida.
E, para demonstrar essa afirmação, podemos citar o aparecimento do tempo cíclico na concepção grega do te
- Autor:
- Lurdinha Mattos
- Formato:
- doc
- Tamanho:
- 40 KB
- Enviado por:
- Lurdinha Mattos
- Enviado em:
- 03/03/2008
- Reeditado em:
- 07/08/2014
- Classificação:
- seguro