O tempo histórico e o uso das categorias temporais no ensino de história

Sinopse
Tema: O tempo histórico e o uso das categorias temporais no ensino de História. Objetivo: Refletir sobre a complexidade do uso e estudo das múltiplas temporalidades no ensino de História. CONTEXTUALIZAÇÃO Desde os filósofos gregos, o tempo era visto como uma medida de movimento. BARATZ Os gregos adotaram uma cronologia que se supõe a noção de um tempo linear e, também na divisão de períodos, como no caso dos helenos que, o classificava em: profanos, nefastos, ou fastos. A era das Olimpíadas, por exemplo, alinhava indefinidamente seus períodos de quatro anos a partir de um ponto fixo, conforme afirmação de Glenísson, p. 32. Esse autor diz ainda que os historiadores não verificaram o sistema de datação dos gregos, isto porque, para eles, o curso total dos acontecimentos humanos não se apresenta como uma seqüência irreversível e indefinida. E, para demonstrar essa afirmação, podemos citar o aparecimento do tempo cíclico na concepção grega do te
Autor:
Lurdinha Mattos
Formato:
doc
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40 KB
Enviado por:
Lurdinha Mattos
Enviado em:
03/03/2008
Reeditado em:
07/08/2014
Classificação:
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