A FESTA DE SÃO JOÃO: A perda das tradições juninas nordestinas

Sinopse
Esse artigo tem como tema as festividades juninas da região nordestina, onde visamos descrever o processo que está ocasionando na perda das crenças, costumes e tradições que envolvem esta festividade, a qual é considerada um patrimônio imaterial da região. Para tanto, iniciamos este artigo após a década de 1990, período em que se começa uma “renovação”, ou melhor, uma adaptação de várias culturas distintas dentro das festividades juninas ocasionadas pela modernidade. Festividade essa que está associada com a religiosidade e a produção agrícola – período da colheita –, ou seja, é uma festa em homenagem aos deuses pela ótima colheita (safra). Nossa proposta visa analisar esta festividade dentro da perspectiva da História Cultural objetivo de estudos da Escola dos Annales. Por fim, nosso objetivo é o resgate das memórias destas tradições que permeiam a festividade junina nordestina, pois elas formam a identidade histórico-cultural da região supracitada.
Autor:
RicOliveira, Allan Nascimento, Maria José Conceição e Olímpio Sobrinho
Formato:
docx
Tamanho:
50 KB
Enviado por:
RicOliveira
Enviado em:
17/01/2021
Classificação:
seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.