NEGÓCIOS & CLIENTELA: A TRAJETÓRIA DE UM COMERCIANTE DE ILHÉUS NA PRIMEIRA METADE DO SÉC. XIX

Sinopse
Esta monografia teve como objetivo a reconstrução da trajetória de um comerciante da Ilhéus oitocentista: Joaquim José da Costa Seabra. A pesquisa fundamentou-se em um banco de dados dos registros do notariado daquela Vila, sediado no Centro de Documentação e Memória Regional – CEDOC-UESC, e no testamento e inventário de Joaquim José da Costa Seabra. Investigamos a composição do capital de Seabra, suas práticas comerciais, creditícias e suas estratégias econômicas. Partimos do pressuposto de que a sociedade em questão ainda se via envolvida pela dinâmica do Antigo Regime português, o que define um mercado personalizado, no qual as redes de parentesco e outras formas de reciprocidade se colocam acima das leis do mercado capitalista, ainda em formação. Como resultado, concluímos que Joaquim José da Costa Seabra foi umas das figuras mais importantes de Ilhéus na primeira metade do século XIX. Este empreendedor conseguiu construir um patrimônio considerável atuando como ‘comerciante de fazendas’ e agente do crédito, construindo uma rede creditícia que abarcava grandes negociantes de Salvador e os mais variados seguimentos da comunidade local.
Autor:
Zid Santos
Formato:
pdf
Tamanho:
1 MB
Enviado por:
Zid Santos
Enviado em:
14/06/2020
Classificação:
seguro