GÊNERO E MERCADO MATRINOMIAL EM SENHORADE JOSÉ DE ALENCAR

Sinopse
A intenção neste artigo é perceber quais representações foram edificadas por José de Alencar nas páginas de Senhora acerca das relações entre homens e mulheres diversos que, oferecidas ao público leitor, se tornavam modelos de masculinidade e de feminilidade, positivos e negativos, ao tratar do problema da troca mercantil de pessoas nas elações matrimoniais, no casamento constituído como empresa e como negócio. Procura-se observar as imagens e figuras do masculino e do feminino aí presentes, os comportamentos e sentimentos, destacando as práticas, os valores, as posturas e atitudes tidos como comuns mas, sobretudo aqueles que, em oposição à dita normalidade, fazem com que o “outro” rompa com o estabelecido e o avesso sobressaía. PALAVRAS-CHAVE: José de Alencar, Senhora, gênero, masculinidade, feminilidade. texto publicado em: http://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/15016/11210
Autor:
Valdeci Rezende Borges
Formato:
pdf
Tamanho:
268 KB
Enviado por:
Valdeci Rezende Borges
Enviado em:
30/07/2013
Reeditado em:
30/07/2013
Classificação:
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