Educação e cidadania: a formação do cidadão a partir do ensino da geografia, a possibilidade de conhecimento do espaço a partir de sua estrutura normativa e cidadania.

Sinopse
O homem modifica o espaço a partir do trabalho, por meio das técnicas e das tecnologias existentes, e também a partir da compreensão apreendida a respeito do espaço, das relações que se realizam no espaço. O artigo discute o ensino da geografia na promoção do indivíduo como cidadão, resgatando, assim, de forma sucinta, elementos específicos na discussão acerca do conceito de cidadania. Este trabalho investiga a relação entre o ensino da geografia - na competência de formador de cidadão, e capaz de proporcionar a cidadania - e o conhecimento do espaço a partir da estrutura normativa, condensada na carta da Constituição Federal, promulgada em 1988: na possibilidade de viabilização ao aluno dos caminhos institucionais normativos previstos na Constituição, através do ensino da geografia. A reflexão do trabalho é realizada a partir do método dialético e com base em revisões bibliográficas. Palavras-chaves: Educação, ensino, geografia, cidadania, direitos, Constituição Federal.
Autor:
Gregório Borges
Formato:
pdf
Tamanho:
165 KB
Enviado por:
Gregório Borges
Enviado em:
05/08/2010
Reeditado em:
15/09/2010
Classificação:
seguro
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