Educação e cidadania: a formação do cidadão a partir do ensino da geografia, a possibilidade de conhecimento do espaço a partir de sua estrutura normativa e cidadania.
Sinopse
O homem modifica o espaço a partir do trabalho, por meio das técnicas e das tecnologias existentes, e também a partir da compreensão apreendida a respeito do espaço, das relações que se realizam no espaço. O artigo discute o ensino da geografia na promoção do indivíduo como cidadão, resgatando, assim, de forma sucinta, elementos específicos na discussão acerca do conceito de cidadania. Este trabalho investiga a relação entre o ensino da geografia - na competência de formador de cidadão, e capaz de proporcionar a cidadania - e o conhecimento do espaço a partir da estrutura normativa, condensada na carta da Constituição Federal, promulgada em 1988: na possibilidade de viabilização ao aluno dos caminhos institucionais normativos previstos na Constituição, através do ensino da geografia. A reflexão do trabalho é realizada a partir do método dialético e com base em revisões bibliográficas.
Palavras-chaves: Educação, ensino, geografia, cidadania, direitos, Constituição Federal.
- Autor:
- Gregório Borges
- Formato:
- Tamanho:
- 165 KB
- Enviado por:
- Gregório Borges
- Enviado em:
- 05/08/2010
- Reeditado em:
- 15/09/2010
- Classificação:
- seguro