ESTATUTO E AXIOLOGIA DA EDUCACAO EM MOCAMBIQUE

Sinopse
Nesta obra, Severino Ngoenha retoma o seu pensamento nacionalista, tendo como eixo de preocupação a questão do significado do acto educativo e do seu valor social para os moçambicanos. Pode o “saber” ser intrumento de libertação africana? No caso de Moçambique, o autor vê como problema maior a falta de busca filosófica de valores que possam nortear a actividade educativa. O objectivo de Ngoenha nesta Obra, é descobrir o que ele chama de Leitmotiv de toda a Educação Missionária a partir da informação pedagógica existente, para a partir daí, provocar uma discussão acerca dos valores educativos em Moçambique. diversos trabalhos que a Missao Suíça contribuiu no campo da educação em Moçambique , que actualmente o Governo se preocupa em por em relevo a questão pedagógica. Sobre o Estatuto dos Saberes e da educação em Moçambique, o autor fala da oposição do colonialismo quanto a sua prática que parece como anti-libertador, assimilante e nacionalizador em relação à cultura portuguesa, os educandos missionarios opõem-se a esta lógica suscitando nos jovens indígenas um sentido de uma nação tsonga e moçambicano, defendendo pois que as vissitudes do processo educativo nos territórios de colonização portuguesa obrigaram a um compromisso entre o colonialismo e a missão o que vai ditar o conflito porque entre eles não haviam uma plataforma comum. CONFIRA NA INTEGRA TODO LIVRO
Autor:
Sydney Sindique
Formato:
pdf
Tamanho:
282 KB
Enviado por:
Sydney Sindique
Enviado em:
18/09/2019
Classificação:
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