A Questão Antropotécnica em Heidegger e em Peter Sloterdijk. Conflitos e limites da ética e da técnica

Sinopse
O tema humanismo teve uma atenção particular principalmente no difícil momento do pós guerra na Europa. Heidegger é um dos autores que se destacam com esse tema neste período, impingido pelas atrocidades humanas da segunda guerra. A partir de uma carta, intitulada “Carta sobre o Humanismo” ele vê a necessidade de rever o sentido do conceito de humanismo. Peter Sloterdijk, em 2000, comenta esta carta e fala do perigoso fim do humanismo literário enquanto utopia da formação humana. Pretende analisar alguns problemas levantados por Heidegger e Sloterdijk, referentes aos desdobramentos futuros da espécie humana, decorrentes das novas possibilidades de intervenção biotecnológica e refletir sobre o destino do gênero humano, que parece confiado à ciência e à técnica, que o imergem na história, o libertam progressivamente do acaso e da necessidade, até se despedir da natureza.
Autor:
Rogério Jolins Martins
Formato:
docx
Tamanho:
30 KB
Enviado por:
Rogério Jolins Martins
Enviado em:
04/06/2015
Classificação:
seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.