O diálogo entre os saberes no currículo de Filosofia do ensino médio: obstáculos e avanços

Sinopse
O artigo tem por objetivo analisar aspectos que dificultam a relação dialógica entre os saberes específicos do campo filosófico e os saberes abertos dos discentes na docência do ensino de Filosofia. Neste trabalho, são destacados quatro aspectos que dificultam o desenvolvimento do trabalho docente a partir de pesquisa realizada em todas as escolas de ensino médio regular e diurno do município de Rio Grande, Rio Grande do Sul, totalizando 10 escolas. São eles: a reduzida carga horária semanal da disciplina de Filosofia, o pequeno número de docentes licenciados em Filosofia, a ausência de participação discente na construção do currículo dessa disciplina e a rigidez no trabalho com os conteúdos programáticos [...] Link para acesso: http://www.dtp.uem.br/rtpe/volumes/v15n3/08-Jorge%20da%20Cunha%20Dutra.pdf
Autor:
Jorge da Cunha Dutra, Sílvio Gallo e Mauro Augusto Burkert Del Pino
Formato:
pdf
Tamanho:
87 KB
Enviado por:
Jorge da Cunha Dutra
Enviado em:
26/07/2013
Classificação:
seguro