O diálogo entre os saberes no currículo de Filosofia do ensino médio: obstáculos e avanços
Sinopse
O artigo tem por objetivo analisar aspectos que dificultam a relação dialógica entre os saberes específicos
do campo filosófico e os saberes abertos dos discentes na docência do ensino de Filosofia. Neste trabalho, são destacados quatro aspectos
que dificultam o desenvolvimento do trabalho docente a partir de pesquisa realizada em todas as escolas
de ensino médio regular e diurno do município de Rio Grande, Rio Grande do Sul, totalizando 10 escolas.
São eles: a reduzida carga horária semanal da disciplina de Filosofia, o pequeno número de docentes
licenciados em Filosofia, a ausência de participação discente na construção do currículo dessa disciplina e
a rigidez no trabalho com os conteúdos programáticos [...]
Link para acesso: http://www.dtp.uem.br/rtpe/volumes/v15n3/08-Jorge%20da%20Cunha%20Dutra.pdf
- Autor:
- Jorge da Cunha Dutra, Sílvio Gallo e Mauro Augusto Burkert Del Pino
- Formato:
- Tamanho:
- 87 KB
- Enviado por:
- Jorge da Cunha Dutra
- Enviado em:
- 26/07/2013
- Classificação:
- seguro