Resgate histórico do ensino de Filosofia nas escolas brasileiras: do século XVI ao século XXI

Sinopse
O presente artigo é fruto de uma pesquisa bibliográfica, a qual tem como objetivo apresentar o ensino escolar da disciplina de Filosofia na história da educação brasileira. Para tanto, buscamos realizar o resgate histórico desde o período do Brasil Colônia até o período Republicano do século XXI. Neste trabalho, destacaremos os processos que a disciplina de Filosofia sofreu ao longo de sua história; trajetória esta influenciada pelas ideologias governistas de cada época, bem como o próprio processo de exclusão e reinserção nos quadros curriculares das escolas brasileiras. Acreditamos que este trabalho possa fornecer valiosos subsídios para o estudo do ensino de Filosofia na educação básica, bem como possibilitar a construção de novos pensamentos que permitam este repensar constante no que diz respeito à construção de um currículo que se aproxime cada vez mais do sentido reflexivo, próprio do ato de filosofar.
Autor:
Jorge da Cunha Dutra e Mauro Augusto Burkert Del Pino
Formato:
pdf
Tamanho:
132 KB
Enviado por:
Jorge da Cunha Dutra
Enviado em:
15/04/2013
Reeditado em:
15/04/2013
Classificação:
seguro