Racionalismo e empirismo

Sinopse
Trabalho destinado à disciplina de introdução a filosofia 1º período de ciências sociais. FEUC RJ Racionalismo e empirismo são duas correntes filosóficas, duas formas do pensamento moderno, iniciado no século XVII, o racionalismo inicia o pensamento moderno através de Descartes, e praticamente toda idade moderna gira em torno desse pensamento a partir das obras “Discurso do método” e “As meditações”.O pensamento moderno se inicia com uma desconfiança, uma dúvida, partindo dos chamados pré-conceitos e das pré-noções existentes, só o que é inquestionável dentro de uma base racional (análise racional) é verdadeiro, isto consiste no pensamento de que por meio da razão, e somente por ela se descobre a verdade exata, eterna e imutável.Sendo assim o homem só pode atingir a perfeita felicidade fazendo triunfar o poder da razão sobre os instintos e as paixões.
Autor:
Bianca Wild
Formato:
doc
Tamanho:
32 KB
Enviado por:
Bianca Wild
Enviado em:
21/02/2007
Reeditado em:
30/06/2010
Classificação:
seguro
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.