Dissertação de Mestrado - O currículo de Filosofia no Ensino Médio: em busca do diálogo entre os saberes abertos e os saberes específicos do campo filosófico

Sinopse
O presente trabalho refere-se à pesquisa que realizei nas escolas estaduais de Ensino Médio, regulares e diurnas, do município do Rio Grande/RS. O estudo teve como objetivo geral investigar se os docentes e as docentes de Filosofia promovem o diálogo entre os saberes abertos e os saberes específicos do campo filosófico em suas práticas docentes. A fim de atingir o objetivo proposto, entrevistei 13 docentes de 10 escolas, coletando também os conteúdos programáticos. Após essa investigação, concluo que a presença do diálogo entre os saberes abertos e os saberes específicos permite uma mudança de postura por parte dos educandos e das educandas no que diz respeito ao comportamento na sala de aula, na sociedade, ao envolvimento e responsabilidade na organização e cuidado do próprio ambiente escolar e à definição de perspectivas futuras nas suas escolhas profissionais.
Autor:
Jorge da Cunha Dutra
Formato:
pdf
Tamanho:
871 KB
Enviado por:
Jorge da Cunha Dutra
Enviado em:
15/08/2012
Classificação:
seguro