O ENSINO DE FILOSOFIA NUMA PERSPECTIVA SOCRÁTICA
Sinopse
O presente trabalho pretende suscitar a concepção de diálogo na visão de Sócrates, bem como a sua contextualização histórica. Elucidar, ainda, a importância que este mesmo diálogo se fez importante para a formação educacional no período socrático. Sócrates era um filósofo preocupado com a formação de seus discípulos, por este motivo salientou que a utilização do diálogo filosófico era de suma importância para a conscientização ética e moral de seus discípulos e daqueles demais que o seguiram.
Posto que o diálogo socrático fora importante para a educação grega, na contemporaneidade esse mesmo método pode ser posto em prática no processo educacional no ensino médio. Afinal, o que vem a ser filosofia não é mero ensinamento de sistemas e pensamentos já prontos e acabados, e sim o aperfeiçoamento e progresso desses mesmos sistemas. Por isso que o meio dialógico realizado entre professor e aluno é um modo filosófico de fazer filosofia.
- Autor:
- Thiago Marques Lopes
- Formato:
- doc
- Tamanho:
- 82 KB
- Enviado por:
- Thiago Marques Lopes
- Enviado em:
- 19/01/2010