O ENSINO DE FILOSOFIA NUMA PERSPECTIVA SOCRÁTICA

Sinopse
O presente trabalho pretende suscitar a concepção de diálogo na visão de Sócrates, bem como a sua contextualização histórica. Elucidar, ainda, a importância que este mesmo diálogo se fez importante para a formação educacional no período socrático. Sócrates era um filósofo preocupado com a formação de seus discípulos, por este motivo salientou que a utilização do diálogo filosófico era de suma importância para a conscientização ética e moral de seus discípulos e daqueles demais que o seguiram. Posto que o diálogo socrático fora importante para a educação grega, na contemporaneidade esse mesmo método pode ser posto em prática no processo educacional no ensino médio. Afinal, o que vem a ser filosofia não é mero ensinamento de sistemas e pensamentos já prontos e acabados, e sim o aperfeiçoamento e progresso desses mesmos sistemas. Por isso que o meio dialógico realizado entre professor e aluno é um modo filosófico de fazer filosofia.
Autor:
Thiago Marques Lopes
Formato:
doc
Tamanho:
82 KB
Enviado por:
Thiago Marques Lopes
Enviado em:
19/01/2010