PROGRAMAS TELEVISIVOS INFANTIS NA INCULCAÇÃO DE HABITUS PRECURSORES DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL E EQÜIDADE DE GÊNERO (REMEA-2006)

Sinopse
Trata-se de estudo exploratório, descritivo de abordagem qualitativa, com objetivo de analisar o conteúdo das mensagens contidas nos programas infantis, transmitidos pela televisão e sua possível influência na formação da consciência ambiental e da eqüidade de gênero. Selecionou-se três emissoras de televisão, identificadas por A, B e C, com programação aberta e de grande influência nacional. As gravações foram feitas em fitas VHS, durante quatro dias, em semanas alternadas. Escolheu-se o turno da manhã, pois neste período se concentram o maior número de programas destinados às crianças. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo, emergindo três momentos distintos: animação de auditório; comerciais e desenhos animados. Para cada um procurou-se apreender as dimensões educacional, verbal e visual, atentando-se para a postura dos personagens. Verificou-se que os conteúdos veiculados pelos programas analisados estimulavam à violência, o consumismo e a indiferença pelo meio ambiente.
Autor:
Edison Barlem
Formato:
pdf
Tamanho:
160 KB
Enviado por:
Edison Barlem
Enviado em:
22/04/2009
Reeditado em:
21/09/2009