PERCEPÇÕES DAS ENFERMEIRAS FRENTE AOS SENTIMENTOS DE QUEM VIVENCIA O PROCESSO DE MORRER E MORTE (ENF. BRASIL-2006)

Sinopse
RESUMO Durante a formação das enfermeiras, estas, muitas vezes, não se sentem preparadas para lidar com pacientes e familiares que vivenciam o processo de morrer e a morte. Aprendem isso no cotidiano profissional e muitos sentimentos podem não ser reconhecidos, ao mesmo tempo que o cuidado prestado pode não corresponder às necessidades tanto do paciente como de seus familiares. Assim, tivemos como objetivo conhecer a percepção das enfermeiras acerca das manifestações e sentimentos expressos por pacientes e familiares que vivenciam este processo. Realizamos uma pesquisa qualitativa, mediante entrevistas semi-estruturadas com enfermeiras atuantes em unidades de tratamento intensivo de dois hospitais do Extremo-Sul do país. Através da análise textual, construímos duas categorias: pacientes e familiares sob o olhar das enfermeiras; e dificuldades e estratégias das enfermeiras diante do processo de morrer e morte.
Autor:
Edison Barlem
Formato:
pdf
Tamanho:
104 KB
Enviado por:
Edison Barlem
Enviado em:
22/04/2009
Reeditado em:
21/09/2009
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.