A Propaganda como elemento pedagógico: Uma análise sobre representação do homem e da mulher
Sinopse
O presente trabalho se propõe a analisar as representações do masculino e do
feminino nas publicidades da revista VIP. Propõe-se também a verificar e mensurar as
relações entre os gêneros nesses anúncios comerciais. O objetivo principal é identificar como
o corpo, o gênero e a sexualidade de homens e mulheres são trabalhados pela publicidade,
bem como a força pedagógica dessa ação. Para isso, partimos do princípio de que a
publicidade atua como ensino das práticas sociais aceitáveis, ao mesmo tempo em que cria
tendências e desejos. Verifica-se aqui, portanto, quais são as atitudes corporais e sexuais mais
características do homem e da mulher contemporâneos. A análise das imagens das
publicidades foi feita a partir do modelo proposto por Martine Joly (1996), que leva em
consideração a redução do imagético à descrição textual e a posterior interpretação. No
tocante a pedagogização das propagandas utilizamos as discussões trazidas por Louro (2010)
e Sabath (2006).
- Autor:
- Jéssica Freitas, Felizardo Alves Monteiro Neto, Fábio Ronaldo da Silva e Ada Kesea Guedes Bezerra
- Formato:
- Tamanho:
- 330 KB
- Enviado por:
- Jéssica Freitas
- Enviado em:
- 19/03/2014
- Reeditado em:
- 19/03/2014
- Classificação:
- seguro