Onde está a riqueza das nações?
Sinopse
Artigo âncora de minha autoria, de 2006.
Editorial, Revista
"Será que os indicadores tradicionalmente utilizados para calcular o conjunto de bens e serviços produzidos em um país, como o PIB, conseguem revelar um retrato fiel da riqueza ou da pobreza das nações no mundo atual? Essa é uma das questões presentes no artigo-âncora desta edição de Inteligência Empresarial.
Nele, Alexander Herzog Cardoso, economista e mestrando em Engenharia de Produção na Coppe/UFRJ, discute o papel e a importância dos ativos intangíveis para as economias
de mercado. O artigo foi principalmente motivado pela
publicação, em dezembro de 2005, do estudo do Banco
Mundial intitulado Onde está a riqueza das nações? Medindo
o capital para o século XXI, em que o banco demonstra a importância dos capitais intangíveis para o desenvolvimento sustentável, com impactos positivos e potenciais no bem-estar dos países. As habilidades e destrezas da população, os conhecimentos práticos e teóricos, as qualidades das
instituições formais e informais são, em síntese, os atributos mais valorosos dos países, segundo as conclusões
do Banco Mundial. Defende-se a posição de que são esses
capitais que sustentam a atividade econômica e que esses fatores servem de base argumentativa para formulação de políticas pelas autoridades governamentais.
Depois de apresentar o estudo do Banco Mundial. Alexander verifica na literatura algumas discussões precedentes sobre a importância de capitais intangíveis."
- Autor:
- Alexander Herzog
- Formato:
- Tamanho:
- 2 MB
- Enviado por:
- Alexander Herzog
- Enviado em:
- 25/07/2023
- Classificação:
- seguro