Onde está a riqueza das nações?

Sinopse
Artigo âncora de minha autoria, de 2006. Editorial, Revista "Será que os indicadores tradicionalmente utilizados para calcular o conjunto de bens e serviços produzidos em um país, como o PIB, conseguem revelar um retrato fiel da riqueza ou da pobreza das nações no mundo atual? Essa é uma das questões presentes no artigo-âncora desta edição de Inteligência Empresarial. Nele, Alexander Herzog Cardoso, economista e mestrando em Engenharia de Produção na Coppe/UFRJ, discute o papel e a importância dos ativos intangíveis para as economias de mercado. O artigo foi principalmente motivado pela publicação, em dezembro de 2005, do estudo do Banco Mundial intitulado Onde está a riqueza das nações? Medindo o capital para o século XXI, em que o banco demonstra a importância dos capitais intangíveis para o desenvolvimento sustentável, com impactos positivos e potenciais no bem-estar dos países. As habilidades e destrezas da população, os conhecimentos práticos e teóricos, as qualidades das instituições formais e informais são, em síntese, os atributos mais valorosos dos países, segundo as conclusões do Banco Mundial. Defende-se a posição de que são esses capitais que sustentam a atividade econômica e que esses fatores servem de base argumentativa para formulação de políticas pelas autoridades governamentais. Depois de apresentar o estudo do Banco Mundial. Alexander verifica na literatura algumas discussões precedentes sobre a importância de capitais intangíveis."
Autor:
Alexander Herzog
Formato:
pdf
Tamanho:
2 MB
Enviado por:
Alexander Herzog
Enviado em:
25/07/2023
Classificação:
seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.