Influência do Liberalismo e do Marxismo na Formação Educacional da Sociedade de Massa

Sinopse
Este estudo foi construído em torno da problematização da emblemática proposta feita por Adorno, inserindo no cenário de Auschwitz a integração de polos distintos da natureza humana expressa na relação entre individualidade e coletividade. Num extremo a barbárie, que se ajusta à ação das individualidades humanas, guiadas por suas pulsões instintivas, sem o controle do ego e no outro a civilização, que se ajusta à perspectiva iluminista de esclarecimento, portanto, um congregar entre irracionalidade e racionalidade. Visando a constituir o seu objeto de estudo, vislumbrou-se o citado cenário histórico, em torno de seus antecedentes e o momento posterior. Ao olhar o passado vislumbrou-se, ao longo das primeiras décadas do século XX, a consolidação dos estados totalitários de esquerda e de direita: a revolução socialista russa e a contrarrevolução fascista italiana, seguida pela alemã. O lado soviético tendo por suporte a teoria marxista e a contrarrevolução fascinazista, o liberalismo em sua face totalitária prevista na concepção de insurreição de John Locke. Findada a Segunda Guerra, após curto período de ajustes, o Muro de Berlim torna-se o simbólico divisor entre dois mundos distintos, lastreados pela Guerra Fria, entre as superpotências do pós-guerra: EUA e URSS, novamente ajustados, agora num confronto subsidiado por teorias que se consolidaram no papel de ideologias: o liberalismo na sua face democrática e o marxismo ortodoxo dando sustentação ao socialismo totalitário.
Autor:
Gilberto Brandão Marcon
Formato:
pdf
Tamanho:
2 MB
Enviado por:
Gilberto Brandão Marcon
Enviado em:
21/05/2023
Classificação:
seguro
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