Análise de reflexões discentes para Direito Romano in Streaming (RSVG-UFRGS, v.5, n.1, 2020)

Sinopse
Entre os temas de pesquisa mais relevantes atualmente, constam as inovações no ensino. No caso do ensino de Direito, a linguagem visual de filmes e séries oferece expressivo auxílio, pois eles abordam temas jurídicos e permitem explorações dos assuntos com detalhes. Este trabalho teve como objetivo relatar a aplicação da atividade didática “Direito Romano in Streaming” e, com base na análise de seus resultados, explorar a abrangência e profundidade do aprendizado dos estudantes provocados. A pesquisa teve natureza descritiva e exploratória, utilizando a coleta documental de cada relatório de aluno e a análise qualitativa dos dados. Foi possível identificar institutos do Direito das Pessoas relativos a status libertatis, status civitatis, status familiae e sucessões. As principais contribuições deste trabalho podem ser descritas em termos das suas aplicações para a prática didática de Direito Romano: apresenta a aplicação da atividade que privilegia o protagonismo dos estudantes; oferece certa noção do alcance a que seus insights e reflexões podem chegar; e proporciona ao professor ferramentas novas de exemplificação dos institutos do Direito Romano. Acredita-se que a análise de cenas de filmes e séries em busca de regras jurídicas pode ser uma via de ampliação da eficácia do processo de ensino-aprendizagem. Espera-se que este trabalho de pesquisa ofereça uma perspectiva a mais para a área de estudo e desenvolvimento do ensino do Direito Romano.
Autor:
Aline Malanovicz
Formato:
pdf
Tamanho:
1 MB
Enviado por:
Aline Malanovicz
Enviado em:
28/10/2020
Reeditado em:
28/10/2020
Classificação:
seguro