O pensar e o agir em Josué de Castro: Dilemas e estratégias para o desenvolvimento do Nordeste Açucareiro (REVES - Revista Relações Sociais)

Sinopse
Este trabalho versa sobre o pensar e o agir de Josué de Castro como forma de auxiliar na compreensão sobre os dilemas nacionais para lidar com o fenômeno da fome, sobretudo no Nordeste brasileiro. Ao lado do tema relativo às questões alimentares e à fome, Castro procurava destacar os aspectos fundamentais das possíveis estratégias de desenvolvimento. Seu pensamento ganhou relevância com a disseminação do debate sobre o desenvolvimento no âmbito nacional iniciado no final da década de 1940. O fio condutor do argumento do intelectual pernambucano passava pela defesa de um desenvolvimentismo social e humanista, antes que apenas focado no crescimento econômico. A partir da análise do pensamento político e social de Josué de Castro, busca-se identificar quais seus principais pressupostos analíticos, diagnósticos e estratégias desenvolvimentistas apresentadas com vistas à solução para o flagelo da fome, particularmente do Nordeste açucareiro, da Zona da Mata. Assim, a retomada do pensamento de Josué de Castro se mostra relevante não somente devido a sua importância socio-histórica, mas pelo motivo da persistência dos problemas e desafios para o desenvolvimento do Nordeste e do Brasil, os quais tornam atuais suas ideias e seus projetos.
Autor:
Inã Cândido
Formato:
pdf
Tamanho:
124 KB
Enviado por:
Inã Cândido
Enviado em:
04/04/2021
Reeditado em:
04/04/2021
Classificação:
seguro