EVASÃO ESCOLAR: UMA ANÁLISE SOBRE A FREQUÊNCIA DE ESTUDANTES VINCULADOS AO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA NO DISTRITO FEDERAL 2014 – 2017

Sinopse
O presente estudo analisa os fatores que levaram estudantes de 6 a 17 anos de idade, beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF), entre os anos de 2014 a 2017, a configurarem a estatística de alunos com baixa frequência escolar, caracterizando o descumprimento das condicionalidades exigidas para a manutenção do benefício garantido mensalmente às famílias cadastradas na região do Distrito Federal e de que forma o Serviço Social na educação pode contribuir no processo interventivo para redução dos índices destacados. Aponta também as estatísticas das condicionalidades que não configuram o descumprimento, a fim de problematizar a evasão escolar à luz da aplicabilidade das políticas públicas existentes sobre o assunto. Apresenta a relação entre o Serviço Social e a Educação no que diz respeito às formas que o Assistente Social pode contribuir para a redução de índices de evasão e fracasso escolar, fortalecendo o elo entre as famílias e a escola. Para isso, analisa dados estatísticos disponibilizados pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) referentes ao acompanhamento realizado e registrado bimestralmente pelas escolas, gerando um banco de dados anual sobre os motivos da baixa frequência escolar com suas respectivas subcategorias.
Autor:
Jales Renan
Formato:
pdf
Tamanho:
1 MB
Enviado por:
Jales Renan
Enviado em:
26/01/2020
Classificação:
seguro