Mobilidade Social: A estrutura social desigual e a contínua mudança nas características da sociedade.

Sinopse
Este artigo trata de aspectos relevantes da questão envolvendo a mobilidade social no Brasil, remontando à pesquisa elaborada pelos professores José Pastore e Nelson do Valle Silva, a qual examina a dinâmica da mobilidade no Brasil no período de 1973 com dados semelhantes de 1996. Apresenta conceitos de mobilidade social, de classes sociais e de desigualdades sociais, imprescindíveis à compreensão do estudo, além de apresentar as teorias que explicam as determinantes da mobilidade social e as mudanças refletidas na sociedade atual. O estudo contará ainda com breves noções de igualdade e desigualdade social, e os variados tipos de estratificação e análise dos níveis de desigualdade de condições de vida e de oportunidades de mobilidade social os quais continuam muito elevados, além de focalizar a mobilidade social ascendente e o papel da industrialização e do ensino superior na sociedade sob o ponto de vista de grandes sociólogos e pesquisadores sobre o assunto.
Autor:
Renata Rodrigues
Formato:
pdf
Tamanho:
76 KB
Enviado por:
Renata Rodrigues
Enviado em:
29/07/2013
Reeditado em:
29/07/2013
Classificação:
seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.