As cores de um atropelo: Marinete e Marinetti na arte de Ray Colares

Sinopse
Da pacata e interiorana cidade mineira de Montes Claros (MG), onde passou maior parte de sua infância, para o mundo agitado e veloz da modernidade. Trata-se de Raymundo Felicíssimo Colares, artista plástico do chamado cenário pós-moderno, das décadas de 1960 e 1970. Herdeiro das correntes vanguardistas do início do século XX e influenciado pelas tendências de seu tempo, Ray Colares, como era conhecido, produziu uma obra original e provocante. Sua tônica foi a velocidade e a fragmentação da urbanidade, ilustrados em seus “Gibis” e em seus “Ônibus”. Neste trabalho, discorreremos acerca da presença futurista de Filippo Tommaso Marinetti em pinturas da série “Ônibus” de Ray Colares, veículo essencial de transporte que na região nordeste é conhecido popularmente como “marinete”. Palavras-chave: Cidade. Fragmentação. Futurismo. Ônibus. Velocidade.
Autor:
Márcio Adriano Moraes; Micaele Borges Moraes
Formato:
pdf
Tamanho:
330 KB
Enviado por:
Márcio Adriano Moraes
Enviado em:
26/05/2019
Classificação:
seguro