Abordagem Triangular na Prática do Arte-Educador: Aproximações, Dilemas e Dificuldades no Cotidiano da Sala de Aula
Sinopse
Este trabalho enfoca concepções sobre a Proposta Triangular para o ensino de artes, colocada em
prática por três professores de duas instituições de ensino fundamental e médio da região
metropolitana de Belém do Pará: Escola de Aplicação da UFPa e Colégio Paes de Carvalho, com
carga horária, metodologias e recursos diferentes.
Teorizada por Ana Mae Barbosa, preconiza um
ensino de arte fundamentado em três eixos de ação: o fazer artístico; a leitura (apreciação da
obra de arte) e contextualização da imagem (história da arte).
De natureza qualitativa; a pesquisa
analisou dados empíricos obtidos em entrevistas com os professores, comparação das ementas
dos planos de curso utilizados pelas instituições e buscou abordar as principais dificuldades
enfrentadas no ensino de Arte e dialogar com os principais teóricos da Arte-Educação brasileira.
Palavras-chave: Artes Visuais, Proposta Triangular, Arte-Educação, Ensino de Arte.
- Autor:
- Paula Adler
- Formato:
- Tamanho:
- 2 MB
- Enviado por:
- Paula Adler
- Enviado em:
- 27/05/2010