Abordagem Triangular na Prática do Arte-Educador: Aproximações, Dilemas e Dificuldades no Cotidiano da Sala de Aula

Sinopse
Este trabalho enfoca concepções sobre a Proposta Triangular para o ensino de artes, colocada em prática por três professores de duas instituições de ensino fundamental e médio da região metropolitana de Belém do Pará: Escola de Aplicação da UFPa e Colégio Paes de Carvalho, com carga horária, metodologias e recursos diferentes. Teorizada por Ana Mae Barbosa, preconiza um ensino de arte fundamentado em três eixos de ação: o fazer artístico; a leitura (apreciação da obra de arte) e contextualização da imagem (história da arte). De natureza qualitativa; a pesquisa analisou dados empíricos obtidos em entrevistas com os professores, comparação das ementas dos planos de curso utilizados pelas instituições e buscou abordar as principais dificuldades enfrentadas no ensino de Arte e dialogar com os principais teóricos da Arte-Educação brasileira. Palavras-chave: Artes Visuais, Proposta Triangular, Arte-Educação, Ensino de Arte.
Autor:
Paula Adler
Formato:
pdf
Tamanho:
2 MB
Enviado por:
Paula Adler
Enviado em:
27/05/2010