A Percepção sobre a Qualidade de Vida no Trabalho dos Alunos do Ensino Superior em Gestão Empresarial - Estudo de Caso: Discentes da FATEC Itapira

Sinopse
Com as mudanças acontecendo na sociedade a todo momento e considerando que na atualidade a qualidade de vida do ser humano nas organizações vem ganhando notoriedade, as empresas estão sendo influenciadas a reavaliarem seus processos e normas a respeito da qualidade de vida no trabalho. O propósito desta pesquisa foi analisar as características da qualidade de vida no trabalho (QVT) com os discentes do curso de Gestão Empresarial na Fatec de Itapira e discutir a motivação e satisfação no trabalho, da mesma forma que se tem constantes desafios em manter os funcionários motivados no ambiente organizacional. Diante desta observação foram entrevistados 75 alunos, coletados dados, utilizando o instrumento de avaliação, QWLQ-bref (Quality of Working Life Questionnaire – Questionário de Qualidade de Vida no Trabalho – versão abreviada). O questionário avalia os domínios físico/saúde, psicológico, pessoal e profissional, estruturado, visando identificar o grau de satisfação e insatisfação relacionado à falta de qualidade de vida no trabalho dos indivíduos. Foi feito um levantamento de aspectos conceituais relevantes para uma melhor qualidade de vida, além de discutir as dificuldades e obstáculos que os indivíduos enfrentam ao fazer uma graduação e trabalhar. Para a coleta de dados foi usado questionário impresso e mais tarde feita a compilação dos dados levantados utilizando planilha eletrônica do programa Microsoft Excel for Windows. Conforme os objetivos propostos, com os resultados
Autor:
Gilberto Brandão Marcon, Mayara Estefania Oliveira Rossi, Patrícia de Macedo Lopes e Simone Cardoso Leon
Formato:
pdf
Tamanho:
1 MB
Enviado por:
Gilberto Brandão Marcon
Enviado em:
21/05/2023
Classificação:
seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.