Lições de Negócios de Game of Thrones e As Crônicas de Gelo e Fogo (Revista Estudo & Debate, 26, 3, 2019)

Sinopse
Dentre as obras literárias e obras televisivas potencialmente apoiadoras do ensino de Gestão, destacamse As Crônicas de Gelo e Fogo e Game of Thrones. O objetivo desta pesquisa é identificar temas da área de Gestão que podem ser ensinados e debatidos com o apoio da saga literária As Crônicas de Gelo e Fogo, de George R. R. Martin, e da série de televisão Game of Thrones, do canal HBO, no ensino de gestão. Depois de coletadas diferentes possibilidades de “lições” oferecidas pela saga para o ambiente de trabalho, a análise do conteúdo dos dados permitiu organizá-los em categorias. Entre as categorias identificadas, encontram-se principalmente temas ligados à Gestão de Pessoas, além de Estratégia, Informações, Estudos Organizacionais, Finanças e Logística. Como um resultado adicional, o trabalho de localização de suas referências em trechos exatos dos livros e episódios permitiu fornecer um repositório de material didático de apoio aos professores e estudantes para ilustração dos diversos temas tratados. Sugere-se, com base nesses achados, a efetiva realização de uma aula com uso dos materiais aqui analisados sobre As Crônicas de Gelo e Fogo e Game of Thrones, e o relato dessa experiência prática inovadora no ensino de gestão, para maior exploração e efetiva validação das possibilidades aqui propostas. MALANOVICZ, Aline Vieira. Lições de Negócios de Game of Thrones e As Crônicas de Gelo e Fogo. Estudo & Debate, Lajeado, v. 26, n. 3, p. 178-203, 2019. ISSN 1983-03.
Autor:
Aline Malanovicz
Formato:
pdf
Tamanho:
980 KB
Enviado por:
Aline Malanovicz
Enviado em:
02/10/2019
Classificação:
seguro