Contribuição do modelo de organização como processo de Karl Weick para a compreensão teórica do processo de entendimento compartilhado entre usuários e desenvolvedores sobre as demandas de desenvolvimento de sistemas de informação (Tese-Doutorado/UFRGS)

Sinopse
Esta pesquisa investigar a contribuição do modelo de organização de Karl Weick (1973) para a compreensão teórica do processo de entendimento compartilhado entre usuários e desenvolvedores sobre as demandas de desenvolvimento de sistemas de informação. O modelo foi estendido na forma de proposições teóricas cuja plausibilidade foi investigada com uso do método Estudo de Caso único em profundidade com múltiplas fontes de coleta de dados (entrevistas individuais, observação participante e consulta documental) e múltiplas unidades de análise (dez projetos). A técnica de Análise de Conteúdo permitiu a descrição analítica de cada projeto, a identificação de indícios dos conceitos do modelo teórico (e das proposições correspondentes) e a geração de categorias dos dados empíricos. Como resultados, as análises consolidadas (comparação entre projetos, transições entre elementos, divergências entre o modelo teórico e os dados empíricos) permitiram identificar a contribuição teórica deste modelo.
Autor:
Aline Malanovicz
Formato:
pdf
Tamanho:
2 MB
Enviado por:
Aline Malanovicz
Enviado em:
23/12/2011
Classificação:
seguro